Acne

A acne é uma doença inflamatória crônica das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos da pele. Ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e células mortas, proporcionandoa colonização por bactérias que geram inflamação. É muito comum na adolescência, mas em alguns casos pode se prolongar até a vida adulta. Pelo aspecto inestético das lesões, afeta muito a auto-estima do paciente.

 

A acne é uma doença multifatorial, com predisposição genética. O principal fator desencadeante são os hormônios sexuais que começam a ser produzidos na puberdade (andrógenos e estrógenos),especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele a produzir maior quantidade de sebo.

Os principais sintomas são: cravos (comedões), espinhas (pápulas e pústulas), nódulos e cistos que podem surgir na face, ombro, tronco e dorso. A acne pode ser classificada em 5 estágios:

  •  grau 1: formada apenaspor cravos, com pontinho preto aparente ou fechado.

  •  grau 2: além dos cravos, presença de pápulas inflamadas (feridas avermelhadas), algumas com presença de pus (pústula)

  •  grau 3: presença de lesões nodulares e císticas maiores e mais dolorosas, além de cravos, pápulas e pústulas.

  •  grau 4: chamada de acne conglobata, caracterizada pela formação de nódulos e cistos que se confluem, formando abscessos e fístulas, com consequente formação de cicatrizes.

  •  grau 5: chamada de acne fulminans, é rara e acompanhada de sintomas sistêmicos (febre, queda do estado geral, dor no corpo).

 

O tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, não só para garantir a saúde da pele, mas também para prevenir a formação de cicatrizes (marcas de acne), tão difíceis de serem tratadas. O tratamento varia de acordo com a intensidade e localização das lesões. O principal objetico é reduzir a oleosidade da pele, reduzir a inflamação, aumentar e renovação celular. Nas formas leves, o tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos. Nos graus mais altos, pode ser necessário o uso de medicação sistêmica. 

Consulte seu dermatologista para iniciar o melhor tratamento.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina