Acne da mulher adulta

A acne da mulher adulta tem se tornado uma queixa cada vez mais frequente no consultório do dermatologista, com particularidades em relação a acne do adolescente. Pode se iniciar na adolescência e persistir na idade adulta ou surgir apenas nessa fase. Geralmente, acomete a região do queixo e mandíbula (chamada de zona U).

A principal causa é hormonal, podendo piorar no período menstrual, com melhora após a menopausa. Na maioria das vezes, os exames laboratoriais hormonais estão dentro da normalidade, porém há sensibilidade aumentada na pele à presença dos androgênios (hormônio masculino), levando ao surgimento de lesões de acne e oleosidade na pele.

Outros possíveis fatores associados ao surgimento das lesões são: hereditariedade, estresse, obesidade, alimentação, tabagismo, entre outros.

Clinicamente, as lesões de acne na mulher adulta costumam ser mais profundas, e em geral, é acompanhada de aumento da oleosidade de pele. Mais raramente pode ocorrer aumento dos pêlos faciais e queda de cabelo.

Existem várias opções terapêuticas, que incluem cremes de uso local até o uso de medicações orais em alguns casos. Consulte seu dermatologista para saber qual o melhor tratamento para o seu caso.

Acne da mulher adulta