Quais são os tipos de câncer de pele?

O câncer de pele é o tipo de tumor mais incidente na população. É definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que constituem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem vários tipos de câncer de pele.

Os cânceres de pele podem ser dividido em 2 grupos: câncer de pele não melanoma e câncer de pele melanoma. 

Dentre os cânceres não melanoma, há o carcinoma basocelular (CBC), que é o mais frequente e menos agressivo, e o carcinoma espinocelular (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o CBC. O CBC se desenvolve geralmente nas partes do corpo que ficam expostas ao sol, com desenvolvimento lento que dificilmente invade outros tecidos e causa metástases. Já  o CEC, ocorre em pacientes mais idosos com maior frequência no sexo masculino, predominando, também, em áreas fotoexpostas. Sua evolução é mais agressiva e pode atingir outros órgãos se não tratado precocemente.  Há ainda outros tipos de canceres de pele não melanoma mais raros que atingem outras células (ex.: tumor de células de Merkel, Sarcoma de Kaposi, Carcinoma Sebáceo).

Já o melanoma cutâneo é o tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, porém o mais agressivo. Quando feito o diagnóstico precoce, há grandes chances de cura. Tem a capacidade de invadir outras partes do corpo, se não tratado precocemente. Geralmente se desenvolve nas regiões do corpo expostas ao sol ou que sofreram queimadura, especialmente em pessoas de pele mais clara. Pode surgir de uma pinta pré-existente que tenha sofrido alterações ou de uma pinta de surgimento recente. 

Como medidas de prevenção, além de utilização diária de protetor solar, é importante realizar avaliação minuciosa da pele anualmente com dermatologista a fim de detecção precoce de lesões suspeitas. Para pacientes que tem antecedente familiar ou que já desenvolveram câncer de pele previamente, é ainda mais importante o acompanhamento. 

Quando surge uma lesão de pele suspeita, que muda de cor, de formato ou aumenta de tamanho, deve-se consultar um médico dermatologista para avaliação e determinar se existe possibilidade de malignidade e o que fazer cada caso.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina