Dermatite Perioral

A dermatite perioral é uma doença da pele que aparece na face, em geral ao redor da boca e do nariz, mas podendo evoluir para a área dos olhos (dermatite periocular). Pode ocorrer em todas as idades, sendo mais frequente na infância e nas mulheres entre 15 e 45 anos.

A causa exata da doença não é conhecida, mas sabe-se que está relacionada a perda da barreira e alterações da flora e do sistema imune da pele.

Manifesta-se por meio de uma erupção na face, ao redor da boca, formando pápulas avermelhadas (similar a lesões de acne), com ressecamento e descamação da pele, podendo formar pústulas (lesões com pus). Pode ocorrer ainda coceira e sensação de queimação.

É comum ocorrer em pacientes que fazem uso indiscriminado de corticoide inalatório ou corticoide em creme na face, assim como uso de maquiagens, de filtros solares, de cremes cosméticos inapropriados e de pastas de dentes com flúor. Pacientes com doenças respiratórias e que apresentam má oclusão oral tem maior predisposição a desenvolver a doença, devido a salivação excessiva.

A dermatite perioral apresenta curso crônico com períodos de controle completo e outros de recidiva. A suspensão do uso do corticoide é imprescindível. Em casos intensos, muitas vezes, é necessário a retirada gradual do uso do corticoide na tentativa de evitar uma piora do quadro. O tratamento específico pode ser feito com medicamentos aplicados localmente nos casos mais leves. Porém pode ser necessário o uso de medicamentos via oral, quando o quadro é mais intenso. Na fase de atividade da doença, alguns cuidados gerais ajudam no controle das lesões: evitar pasta de dente com flúor, fazer compressas frias e evitar sabonetes abrasivos. Tratar as doenças respiratórias nas quais ocorre salivação excessiva, também ajuda no controle da doença.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina