Dermatite seborréica

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória da pele que causa descamação e vermelhidão em áreas como face, sobrancelha, couro cabeludo e orelhas. As lesões tem predileção pelas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Tem curso crônico com períodos de piora e melhora. No couro cabeludo, é conhecida popularmente como caspa. A coceira pode ser intensa e causar grande desconforto ao paciente.

 

A causa da dermatite seborreica não é bem estabelecida. Sabe-se que há influência genética e que pode ser exacerbada por fatores ambientais: estresse, frio, álcool, medicamentos, excesso de oleosidade na pele. A presença do fungo Pityrosporum ovale na pele também está envolvida no aparecimento das lesões. A doença não é contagiosa e não é causada pela falta de higiene.

Não existe cura da dermatite seborreica, mas sim controle. Em geral, o tratamento é feito com medicações de uso local: shampoos, loções, cremes e sabonetes. Nos quadros muito extensos, o uso de medicação oral pode ser necessário. 

 

Veja alguns cuidados no dia a dia que ajudam a evitar as caspas:

 

  •  lavar os cabelos todos os dias, se forem muito oleosos

  •  não dormir de cabelo molhado

  • não lavar os cabelos com água quente

  •  evitar o uso de chapinha e secador com temperatura muito alta

  •  evitar uso de bonés e lenços

Consulte seu dermatologista para saber se você tem dermatite seborreica e para definir o melhor tratamento para o seu caso. 

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina