Herpes Zoster

O herpes zoster, também conhecido como cobreiro, é uma doença viral causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo vírus causador de varicela (catapora).

Quando somos expostos ao vírus varicela zoster pela primeira vez, o que ocorre geralmente na infância, desenvolvemos a catapora, que é uma doença caracterizada por lesões de pele associada a febre. Após 1 ou 2 semanas de início dos sintomas, o nosso sistema imunológico consegue controlar a infecção na pele, curando da catapora. Porém, o vírus invade as terminações nervosas da pele e migra até algumas cadeias de gânglios localizados próximo à medula espinhal e ao cérebro, conseguindo, assim, permanecer “escondido” do sistema imunológico por longos períodos.

O herpes zoster acontece quando o vírus é reativado, principalmente em adultos e idosos. A reativação pode ser um indicativo de baixa da imunidade, que pode ser decorrente de outras doenças ou devido ao estresse.

O quadro se inicia com sensação de queimação, dor, coceira ou formigamento na área correspondente ao nervo afetado. Quando o vírus alcança a pele, aparecem lesões avermelhadas com bolhas agrupadas, seguindo o trajeto da raiz do nervo acometido, em faixa, de um lado só do corpo. O quadro pode ser acompanhado de febre baixa e dor no corpo. Mas o sintoma mais marcante é a dor intensa no trajeto do nervo acometido.

Por se causado por um vírus, o herpes zoster, no momento de atividade da doença, é contagioso.

Quando o paciente desenvolver um quadro de herpes zoster, cabe ao médico investigar adequadamente para descartar alguma doença mais grave relacionada a imunidade. O tratamento deve ser iniciado assim que os sintomas se manifestarem a fim de evitar as complicações tardias do herpes zoster. Para saber o tratamento adequado, consulte um dermatologista.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina