Lupus cutâneo

Lupus Eritematoso é uma doença rara, de caráter auto imune, ou seja, o sistema imunológico do indivíduo reage contra as suas próprias células.

Pode acometer órgãos internos (rim, pulmão coração, articulações) ou somente a pele. Sua incidência é maior nas mulheres jovens. É uma doença de evolução crônica que requer controle e acompanhamento médico especializado para avaliar e monitorar a atividade da doença. Na pele, o lúpus se manifesta com sensibilidade ao sol nas áreas expostas (face, colo, braços, mãos, couro cabeludo). Podem surgir manchas avermelhadas descamativas, que quando se resolvem podem deixar cicatrizes. Outros sintomas gerias podem acompanhar o quadro como dores articulares, perda de peso e falta de apetite.

A pele é afeta em 80% dos casos, por isso, muitas vezes, o diagnóstico é feito pelo dermatologista. O tratamento do lúpus depende da forma de manifestação. A proteção solar vigorosa é imprescindível em todos os casos. O diagnóstico e início precoce do tratamento levam a menor dano do paciente.  O lúpus exclusivamente cutâneo tem um excelente prognóstico, com controle completo da doença.

Consulte seu dermatologista para um correto diagnóstico e seguimento da doença. 

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina