Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma infecção viral da pele, contagiosa, bastante comum nas crianças. Quando ocorre em adultos, em geral está associado a quadros de baixa da imunidade.

É causado pelo poxvírus, um parente do vírus da varíola. O contagio ocorre por contato direto. Clinicamente, caracteriza-se como pequenas bolinhas (pápulas), brilhantes, cor da pele, com uma pequena depressão central (umbilicação), que pode ser confundido com verruga vulgar. Podem aparecer isoladas ou agrupadas, em qualquer parte do corpo. O próprio ato da coçadura, pode espalhar as lesões. É comum ocorrer em crianças que estão com a barreira da pele enfraquecida: pele muito seca ou com dermatites como a atópica.

As lesões de molusco contagioso podem desaparecer sozinhas em pessoa saudáveis com produção normal de anticorpos, porém pode levar meses ou anos. O diagnóstico correto e o tratamento precoce são importantes para uma rápida resolução do quadro, evitando assim o aumento na quantidade de lesões e, também, para evitar o contagio, principalmente em crianças que frequentam creches e escolas.

As lesões podem ser removidas de diversas maneiras, sendo a forma mais eficaz a curetagem realizada no consultório com o médico dermatologista. Este procedimento é feito sob anestesia em creme, o que diminui bastante o desconforto do paciente. Algumas medicações orais podem ser usadas como adjuvantes na tentativa de melhorar o sistema imunológico do paciente. Existem algumas opções de tratamento local domiciliar, que podem ser consideradas em cada caso. Em crianças muito pequenas, pouco colaborativas ou com muitas lesões, pode-se optar pela remoção das lesões em centro cirúrgico, sob sedação, com médico cirurgião.

A melhor medida é a prevenção. É muito importante manter a pele da criança sempre bem hidrata, especialmente daquelas que apresentam dermatite atópica, para prevenir o contagio pelo molusco contagioso.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina