Pitiríase rósea

A Pitiríase rósea é uma doença benigna da pele que acomete em geral crianças e adultos jovens. É mais comum no clima ameno (outono e primavera), porém pode ocorrer em qualquer época do ano.

 

Manifesta-se como manchas avermelhadas descamativas de surgimento agudo, autolimitado, com duração média de 6 a 8 semanas. Mais comumente, surge uma primeira lesão, em geral maior que as demais, chamada de medalhão. Após alguns dias, lesões menores semelhantes, de crescimento centrífugo (que tende a se afastar do centro) surgem. As lesões costumam ser assintomáticas, em poucos casos podendo apresentar coceira.

Sua causa não é totalmente conhecida, mas acredita-se que tenha relação com agentes infecciosos devido sua sazonalidade e epidemiologia. A principal suspeita é e origem viral.

Por seu uma doença autolimitada, geralmente benigna, não necessita de tratamento específico. Casos muito exuberantes podem necessitar de medicações sintomáticas. Devido sua semelhança com outras doenças que desenvolvem manchas avermelhadas (psoríase, sífilis, micoses, dermatite de contato), a consulta com o médico dermatologista é essencial para um correto diagnóstico.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina