Queratose actínica

Ceratoses ou queratoses actínicas são neoplasias benignas da pele com potencial de transformação para câncer de pele (o carcinoma espinocelular).

Em geral se desenvolvem nas áreas expostas ao sol: face, couro cabeludo, V do decote, braços e pernas. Uma vez que são induzidas pela radiação ultravioleta, as pessoas mais idosas desenvolvem mais lesões, pois têm dano cumulativo ao longo da vida. Os indivíduos de pele mais clara são os mais acometidos.

Embora seja uma lesão de pele pré-cancerígena, apenas 10% delas evoluem para câncer de pele. Porém, de 40 a 60% dos carcinomas espinocelulares se iniciam a partir de uma lesão de queratose actínica. Por isso, a importância do tratamento.

Por seu um marcador de exposição solar excessiva ao longo da vida, pessoas com muitas queratoses actínicas têm maior probabilidade de desenvolver outras cânceres devido a exposição solar, como o carcinoma basoceluar, sem necessariamente este surgir das lesões de queratose actínica.

Clinicamente, a queratose actínica caracteriza-se por ser uma lesão avermelhada e de superfície áspera localizada nas áreas expostas, sendo os locais mais acometidos: rosto, orelhas, lábios (chamada de queilite actínica), dorso das mãos, couro cabeludo, ombro e colo. Normalmente são mais palpáveis do que visíveis. Quando ocorre nos lábios, a queilite actínica deixa o lábio mais esbranquiçado e seco, com perda do limite do vermelhão dos lábios.

O tratamento, como já dito, é imprescindível. Pode ser feito com medicamentos locais ou com procedimentos feitos no consultório médico (como a criocirurgia). Em alguns casos, quando a lesão é mais infiltrada, com ulceração ou sangramento, é necessária a realização de biópsia da lesão para afastar a possibilidade de transformação para câncer de pele.

Dessa forma, a consulta regular com o dermatologista é importante para avaliação global da pele a fim de diagnosticar e tratar lesões precocemente. Se você tem alguma “feridinha” na pele que não cicatriza, vale a pena consultar seu dermatologista. Lembrando que a proteção solar é a melhor forma de evitar a queratose actínica.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina