Rosácea

A rosácea é uma doença vascular e inflamatória da pele, de caráter crônico, com remissões e exacerbações. Geralmente acomete adultos entre 30 e 50 anos de idade preferencialmente mulheres, porém nos homens o quadro costuma ser mais grave. A causa da rosácea ainda não é conhecida mas sabe-se que há predisposição individual (maior incidência em pessoas de pele e olhos claros), com tem tendência familiar e influência de fatores externos, principalmente o estresse. Considera-se importante a participação de um ácaro da flora normal da pele (Demodex).

 

Clinicamente, o paciente queixa-se de pele da face sensível e ressecada, com vermelhidão (vasos e telangiectasias), principalmente na região central da face, e surgimento de lesões similares a espinhas. Em aproximadamente 50% dos pacientes pode ocorrer acometimento ocular,com irritação nos olhos, ressecamento, blefarite ou conjuntivite)

Não há cura para a rosácea, mas há controle. Todos os agravantes ou desencadeantes devem ser evitados (frio, bebida alcoólica, exposição solar, bebidas e alimentos quentes, exercício extenuante).        Nos casos mais leve, o tratamento tópico é suficiente para o controle das lesões. Por ter uma pele muto sensível, o paciente com rosácea não tolera o uso de qualquer produto na face. Em outross caos, é necessário o uso de medicações orais. O laser e a luz intensa pulsada tem sido usado com grande eficiência para controle da vermelhidão e dos vasos e telangiectasias. 

Consulte seu dermatologista para diagnóstico e tratamento adequados. 

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina