
Toxina Botulínica
A aplicação de toxina botulínica na face suaviza as linhas de expressão. Age paralisando a musculatura, impedindo a contração muscular e consequentemente a formação de rugas dinâmicas.
Não existe uma idade específica para iniciar a aplicação pois o surgimento das rugas varia de uma pessoa para a outra, de acordo com fatores genéticos, ambientais (tabagismo, exposição solar, cuidados com a pele, por exemplo), uso da mímica facial, entre outros.
O ideal é iniciar as aplicações quando as primeiras rugas dinâmicas começam a surgirem, ou seja, aquelas que aparecem na expressão facial, o que ocorre por volta dos 30 anos. Quando essas rugas se tronam estáticas, o tratamento com a aplicação de toxina botulínica pode trazer poucos resultados.
As áreas normalmente tratadas pela toxina botulínica são:
-
rugas da testa: formadas ao longo da testa, principalmente quando arregalamos os olhos.
-
rugas entre as sobrancelhas: formadas quando fazemos cara de bravo ou de preocupação.
-
pés de galinha: formadas ao redor dos olhos, principalmente quando sorrimos ou apertamos os olhos.
-
rugas nasais: formadas quando fazemos a expressão de cheiro ruim.
A duração do efeito da toxina botulínica na face é uma dúvida muito frequente no consultório. A durabilidade varia de 3 a 6 meses. Alguns dos fatores que contribuem para a menor durabilidade são:
-
prática de atividade física extenuante (musculação, crossfit...)
-
hábito de gesticular os músculos da face enquanto fala- uso de determinadas medicações que aceleram o metabolismo da toxina
-
hipertonia da musculatura da face, principalmente em homens e idosos, que já possuem linhas de expressão ao repouso
-
não realizar o retorno de reavaliação após 2 a 4 semanas da aplicação inicial, momento este que o dermatologista pode realizar alguma complementação necessária
-
qualidade e quantidade da toxina botulínica utilizada
O tratamento preventivo das linhas de expressão é sempre a melhor opção para um resultado natural.
