Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda de coloração da pele, devido à diminuição ou à ausência de melanócitos. Os melanócitos são as células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor à pele.

A causa do vitiligo não está totalmente esclarecida, mas sabe-se que o mecanismo é auto-imune, ou seja, o paciente produz anticorpos que reagem contra os próprios melanócitos da pele, inibindo a produção de melanina. Fatores ambientais podem influenciam no surgimento ou piora das lesões, principalmente traumas emocionais. Sabe-se também que há influência genética, uma vez que 30% dos pacientes com vitiligo tem histórico familiar.

Clinicamente, o paciente refere manchas brancas na pele. Existem dois tipos principais de vitiligo:

  • segmentar ou unilateral: manifesta-se em uma parte do corpo apenas, em geral em pacientes mais jovens;

  • não segmentar ou bilateral: é o tipo mais comum; manifesta-se dos dois lados do corpo. Em geral as lesões surgem nas extremidades e em áreas de trauma (mãos, pés, joelhos). As lesões podem ser recorrentes com ciclos de melhora e piora.

O diagnostico de vitiligo é feito clinicamente pelo dermatologista. Durante a consulta, o médico pode lançar mão da avaliação por meio da lâmpada de Wood que demostra a ausência de melanina na área afetada. Uma vez feito o diagnóstico, é necessária a realização de alguns exames laboratoriais a fim de descartar a possibilidade de outras doenças auto-imunes que podem se desenvolver (ex.: hipotireoidismo e diabetes).

O vitiligo não tem cura, porém existe controle. O objetivo do tratamento é evitar o aumento das lesões, estabilizando a doença, e, também, repigmentar as lesões já existentes. Nas formas localizadas, o tratamento tópico é a opção de escolha. Nas manifestações mais extensas, a fototerapia é a melhor opção, com resultados excelentes.

O tratamento do vitiligo é individualizado e deve ser discutido com um dermatologista. Os resultados podem ser variáveis de um paciente para o outro. Deve-se ter muito cuidado com os tratamentos ditos milagrosos que são propagados  por leigos, pois podem levar a frustração do paciente ou até a efeitos adversos.

Rua Estevan Peres Bomediano nº 45, Jardim Paulista

Presidente Prudente - SP

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

(18) 3222-0289

 3222-0911

Whatsapp 99810-7625

©  2018 - Dra. Ana Caroline Barreto Antunes 

Este site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina